ALFENAS - MG(35) 3292 6717
SÃO PAULO - SP(11) 3816 1868

Certificações

Certificação de orgânicos

usda
jas

Selo Orgânicos do Brasil

A IMO do Brasil é credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e acreditada pelo INMETRO para avaliar a conformidade de sistemas orgânicos de produção e processamento de alimentos orgânicos, extrativismo sustentável orgânico, produção de sementes e mudas e produção de cogumelos orgânicos para o mercado interno Brasileiro – Lei 10.831/2003. A avaliação da conformidade orgânica é realizada de forma individual ou de grupo de produtores.

Selo União Européia

A IMO do Brasil em conjunto com a Certificadora CERES – Alemanha, realiza a avaliação da conformidade orgânica para a produção, distribuição de alimentos
orgânicos de acordo com os regulamentos da União Européia (EC No. 834/2007) para que os produtos e alimentos orgânicos possam ser oferecidos e comercializados na União Européia. A avaliação da conformidade orgânica é realizada de forma individual ou de grupo de produtores.

Selo NOP/USDA

A IMO do Brasil em conjunto com a Certificadora CERES – Alemanha, realiza a avaliação da conformidade orgânica para a produção, manuseio, rotulagem de produtos orgânicos de acordo com os regulamentos do Programa Nacional Orgânico/NOP para a comercialização de produtos orgânicos no mercado norte americado (USDA).

Selo JAS (Japão)

A IMO do Brasil em conjunto com a Certificadora CERES – Alemanha realiza a avaliação da conformidade de acordo com os padrões JAS, para cultivos e produção pecuária orgânica, alimentos orgânicos processados de origem vegetal e animal, rotulagem e comercialização de alimentos produzidos organicamente, para sua comercialização no mercado Japonês.

Socioambiental e Sustentabilidade

4c

UTZ

A IMO do Brasil realiza a avaliação do programa UTZ para café, chás, cacau e avelã. Essa avaliação é realizada de acordo os padrões UTZ de sustentabilidade, justiça e transparência, para que os consumidores saibam que esses produtos foram adquiridos, da produção a comercialização, de modo sustentável. A avaliação UTZ realizada pela Imo do Brasil é em nível de produtores e armazéns.

4C

A IMO do Brasil realiza a verificação do sistema 4C. A verificação da 4C visa aumentar gradualmente as condições sociais, econômicas e ambientais da produção e processamento de café em todo o mundo através da sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Unidades armazenadoras

Armazenadoras/UAN

A IMO do Brasil realiza a avaliação de unidades armazenadoras de grãos e fibras para verificar o cumprimento da Lei nº 9.973 de maio de 2000, que estabelece que todas a unidades armazenadoras que prestem serviços de armazenagem a terceiros ou com estoques da CONAB devem ser certificados conforme prazos estabelecidos pela IN n° 22, de 14 de Julho de 2017, MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Normas orgânicas privadas

biosuisse
naturland
soil association

Bio Suisse

A IMO do Brasil realiza avaliação da conformidade orgânica para o mercado suíço, que é regulamentado pela Bio Suisse, uma organização do setor privado, que conta com 32 associações de agricultores orgânicos suíços e o Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica FiBL.

Naturland

A IMO realiza a avaliação para os programas de certificação Naturland, que é a maior associação de agricultores orgânicos do mundo. O Programa Natuland é anterior aos primeiros regulamentos das União Européia para a agricultura orgânica e atua nas áreas de produção, aquicultura, apicultura, florestas, processamento de alimentos, gastronomia, cosméticos e têxteis orgânicos.

Soil Association

A IMO realiza avaliação para os programas de certificação Soil Associaion, que corresponde a 70% dos produtos certificados para orgânicos do Reino Unido.